separador.png

Perguntas frequentes:

separador.png
O que é a cirurgia robótica?

 

A cirurgia robótica é uma cirurgia onde os movimentos do cirurgião são feitos através de braços robóticos. Chamamos de cirurgia assistida pelo robô. Dessa forma, todos os movimentos do robô são ditados e dirigidos pelo cirurgião. A máquina não realiza nenhum movimento sozinha. 

 

A cirurgia robótica tem enorme precisão de movimento já que apresenta uma imagem em tela muito mais estática (sem tremor) e com perfeito controle de movimento, quando comparada à laparoscopia. Permite liberação segura de tecidos e oferece ao cirurgião a capacidade de realizar movimentos antes impossíveis pela videocirurgia.

Existe algum preparo para operar?

 

Sim. A cirurgia é um grande evento que requer preparação física, emocional, social e financeira. Idealmente, deve ser realizada após a compensação de doenças crônicas e maximização do preparo físico e metabólico do paciente. Cuidados locais específicos (como banho, sabonete, cortes dos pelos e cabelos) são necessários para aumentarmos as chances de êxito nos nossos procedimentos cirúrgicos. Nossa clínica, CICP, oferece um cuidado multidisicplinar especializado antes e depois da sua cirurgia, para que você se submeta ao procedimento cirúrgico na SUA melhor forma. Agende uma consulta com nossos especialistas.

Quando devo operar?

 

Não há uma resposta padrão para essa pergunta. Cada paciente e cada doença requer um tratamento individualizado. Apenas após uma anamnese cuidadosa e um exame físico detalhado, seja no consultório, em domicilio, ou na emergência do hospital, podemos planejar os próximos passos. 

Quando posso voltar a trabalhar ?
 

Cada cirurgia terá um período de repouso necessário. Na grande maioria das vezes, quatorze dias de afastamento do trabalho são suficientes para retorno às atividades laborais leves. Academias e esforços mais estenuantes podem demorar mais. A cirurgia minimamente invasiva, por robô ou por videocirurgia, apresenta recuperação mais rápida do que a técnica cirúrgica aberta. 

Quando terei alta hospitalar ?
 

Isso dependerá da doença que estamos tratando. Para cirurgias eletivas por técnica minimamente invasiva,os pacientes tendem a ficar menos dias no hospital e tem uma recuperação mais rápida em casa também. Já as cirurgias de emergência tem maior chance de ficar mais tempo admitido no hospital para recuperação e administração de medicações venosas.